quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Trabalho de Geografia Parte 2


                TEMA:         CRESCIMENTO ECONOMICO E MEIO AMBIENTE
O desenvolvimento econômico tem consistido, para a cultura ocidental, na aplicação direta de toda a tecnologia gerada pelo homem no sentido de criar formas de substituir o que é oferecido pela natureza em lucro. Até hoje o meio ambiente foi considerado algo a parte das relações humanas, apenas uma fonte inesgotável de recursos. Apesar do progresso registrado nas últimas décadas, mais de um bilhão de pessoas ainda vive em extrema pobreza e tem acesso precário aos recursos de que precisam para viver com dignidade.
O que vemos é que com esse crescimento economico, seja o aumento de casas, bairros, ruas, estradas etc; acaba afetando as pessoas em si, muitas vezes o esgoto a céu aberto, gases poluentes , além de ser um mau para a área urbana é maléfico à natureza. Com a industrialização, contaminação da água acaba levando a morte de alguns animais, a fumaça de fábricas, atinge florestas, campos, o que causa a poluiçao no meio ambiente, muito lixo industrial, muito "lixo" no ar.
Crescendo a atividade economica, causa um desiquilíbrio na sociedade em geral. Com o capitalismo a toda, cada vez mais os investimentos são aplicados nas áreas das matas. Prejudicando a vida ambiental de muitos animais; além de feri-los, machucá-los, o desmatamento é o mais chocante. Hoje em dia o desmatamento ilegal é o que mais cresce, muitas vezes para fins lucrativos, e outras ocorre o desmatamento mas essas árvores nem chegam a serem usadas para algum negócio. Tudo que envolve bem estar social, sempre há uma desvantagem para ambos os lados. Um sempre sai perdendo outro sempre sai ganhando, sendo assim nunca há um acordo. Pois os poderosos querem lucro, enquanto uns tentam defender o ar que respiramos.
A tecnologia avançada também causa pontos negativos. Acaba substituindo as coisas oferecidas pelo próprio meio ambiente. E acham que trocando as coisas estão fazendo certo, quando o próprio meio ambiente nos dá de graça, seus benefícios. Se deixassem de pensar em consumo industrial, talvez hoje não haveria tanta "maldade", aproveitariam as coisas naturais da vida. E se todos pensassem em mudar a si mesmos, com certeza muitas pessoas não viveriam indignamente. 



                                     





                            Concluindo:
Será que teremos que deixar esse problema como herança para nossos filhos?
Claro que não. Se queremos o melhor para nós mesmos, nossos filhos terão que ter um mundo melhor. Porque nossos filhos, não merecem tanta coisa ruim, queremos que esses que vieram depois de nós, vejam que o mundo é bonito. Mas se pararmos para pensar, não é bem isso, e se continuar do jeito que está, eles verão um mundo sem cores, não verão aqueles animais que víamos, não terão acesso ilimitado da água que tínhamos e talvez nem sobreviverão em mundo poluído.

Como poderemos contribuir para melhorar essa situação?
Começando por nós mesmos. Em casa, na escola em qualquer lugar, jogar lixo no lixo, não poluindo a águae com certeza tentar defender nossas matas, nossas florestas dos maus pensamentos.

Escrito por : Francieli Menezes de Oliveira


Um comentário:

  1. ok turma da 11M, bom trabalho, continuem assim.
    vamos tentar colocar mais comentários sobre os conteúdos solicitados.

    ResponderExcluir